Artigo

Turismo & Negócios por Gilberto Michaelsen

Coluna semanal do Jornal Nortesul

Postada por Bibiana Michaelsen

FIAÇÃO SUBTERRÂNEA VAI PROPORCIONAR A IMAGEM AINDA MAIS BELA DE TORRES 

Tenho acompanhado o debate público sobre a retirada do excesso de fios nas ruas centrais de Torres, especialmente na rua Barão de Rio Branco. Confesso que me sinto a vontade para falar do assunto, pois acompanhei em 2010 o trabalho executado em Gramado, quando a imagem da avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade, ficou muito mais limpa e arejada. Houve problemas, com a avenida sendo fechada para o trânsito e o acesso às lojas, restaurantes e hotéis dificultados. Uma curiosidade: toda a base do asfalto era de xaxim. Mas no final de um ano e meio de trabalho Gramado ganhou uma nova imagem. E tornou muito mais fácil fazer consertos na rede elétrica. Torres precisa lutar pela mesma conquista e vai aqui uma dica: os recursos foram obtidos junto ao Ministério do Turismo.


PARQUE DE EVENTOS ESTÁ FICANDO UMA BELEZA 

Não há como não perceber o avanço nas obras do Parque de Eventos de Torres, logo após a rótula da Ulbra e tudo estará pronto para o Festival de Balonismo no final de abril. Será o ponto de partida de um novo tempo para a cidade e a região, pois além de seus eventos próprios o espaço para feiras e exposições trará eventos de outros promotores. Alem do Balonismo, o parque poderá sediar feiras industriais, exposições agrícolas, congresso e feira de produtos para hotéis, bares e restaurantes. E quem sabe um grande rodeio na Semana Farroupilha, diante do interesse que a tradição gaúcha desperta não só em Torres, mas em todo Litoral Norte gaúcho e no sul catarinense.


REUNIÕES PARA REUNIR E OUVIR EMPRESÁRIOS E CONVIDADOS 

Uma das decisões adotada em Gramado e que muito contribuiu para o crescimento turístico da cidade foi ter adotado um calendário de palestras para todos os setores de atividades. No meses ímpares, a partir de março, recebíamos um palestrante convidado, começando pelo governador, senadores, deputados, ministros e secretários de Estado. Nos meses pares o convidado era um empresário ou político da cidade, para falar das necessidades locais. A palestra acontecia sempre na segunda terça-feira do mês e a despesa era por conta de cada um. Só eram indicados restaurantes associados ao sindicato. Me atrevo a oferecer um nome, do empresário que mais fez pelo turismo no Brasil: Guilherme Paulus, fundador da CVC.

QUEM É O PADRINHO DO TURISMO TORRENSE? 

Na coluna da semana divulguei aqui a morte do empresário e político Horst Volk. Embora fosse natural de Campo Bom, ele teve toda sua trajetória em Gramado, onde fundou Calçados Ortopé, no ano de 1952. Volk foi vereador, prefeito municipal, deputado estadual e em 1982 foi convidado para comandar a secretaria de Turismo de Estado. Além disso, foi o principal patrocinador dos grandes eventos que projetaram Gramado nos cenários nacional e internacional. Por todas estas razões, posso garantir com segurança que foi ele o pai do turismo gramadense. Nesta hora ouso perguntar: quem é o pai do turismo torrense?

HORA DA COMUNIDADE ASSUMIR A SUA PARTE NO TURISMO DE TORRES 

Repercutiu muito bem a nota desta coluna na semana passada, de que setores da comunidade assumam a sua parte na promoção dos eventos da nossa cidade. Uma feira para hotéis, bares e restaurantes no Parque de Eventos do Balonismo deve ter a presença do sindicato do setor. Um grande rodeio na Semana Farroupilha precisa do apoio dos amantes da tradição gaúcha. A realização de uma festa com os produtos da safra de verão, por exemplo, precisa dos agricultores para uma grande Festa da Terra, que poderia começar no final de fevereiro e se estender até o fim de março.

A GUERRA PELOS EMPREGOS DA HAVAN

Com 148 lojas já instaladas, a Havan cogita chegar a 200 endereços até 2022. Em Canela deverá abrir em breve com 150 funcionários, provocando uma verdadeira guerra atrás dos empregos. Em algumas cidades há empresas organizadas para garantir empregos. A Havan garante que não deu autorização para ninguém buscar trabalhadores e  que todas as contratações são encaminhadas nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e no site www.havan.com.br. 




Rede Nortesul de Comunicações Ltda. - CNPJ 09.284.014/0001-59
Contato (48) 3548-0108 (Whatsapp) - E-mail: contato@jornalnortesul.com