Você conhece seus clientes?

17 Setembro 2015 05:15:13

Andréa Camilo

Todo negócio que eu conheço busca ter cada vez mais clientes para poder incrementar suas vendas e, para isso, investe em marketing e publicidade.

 

Mas em muitas empresas, vejo pouco cuidado na construção e na manutenção de uma boa base de dados dos clientes. E isto é como atirar dinheiro pela janela. Já se sabe que é muito mais caro trazer um novo cliente do que manter os que são fidelizados.

 

Listei algumas dicas simples para um bom trabalho com a base de clientes:

 

1. Cadastre todos os clientes que acessarem o seu negócio. Seja uma loja ou um prestador de serviços ter os dados básicos dos clientes é uma ação fundamental da sua equipe de vendas. Colete o nome, o e-mail e o telefone, pelo menos. Isto irá permitir que você realize ações de e-mail marketing e SMS.

 

2. Use sorteios para coletar dados. Eu sei que, muitas vezes, a desculpa de que o cliente não quer fornecer informações é uma grande barreira para não conseguir obter os dados. Então quebre esta objeção, convidando o cliente a participar de um sorteio de algum item, em troca dos dados que você precisa.

 

3. Tenha um Programa de Fidelidade. Esta é uma estratégia muito boa para você capturar seus clientes e mantê-los fieis ao seu negócio. Você pode usar desde um simples cartão até sistemas já desenvolvidos para esta finalidade e muito acessíveis. Para os meus clientes em Porto Alegre, eu recomendo o Kiskadi.

 

4. Tenha um sistema para cadastrar seus clientes e registrar suas transações. Hoje em dia, estão disponíveis inúmeros sistemas de CRM a custo baixo e online. Basta que você encontre o que melhor se adapta ao seu negócio e começar. Você irá saber em poucos cliques quem são seus melhores clientes, ou aqueles que estão ausentes de sua empresa. Meus clientes têm usado o Agendor, com muito sucesso.

 

Com uma boa base de dados, você terá a possibilidade de desenvolver inúmeras ações de marketing, que irão movimentar sua carteira de clientes, aumentar sua frequência e impulsionar suas vendas.

 

O que você tem feito no seu negócio?

 

*por Eduardo Mendonça, business coaching da ActionCOACH – empresa líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e primeira franquia de coaching no Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site http://goo.gl/f07sT8

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