Por: Cleiton Bonato

Crimes virtuais cometidos por jovens

19 Janeiro 2018 09:36:00

A internet é uma ferramenta que se tornou indispensável em nossas vidas tornando diversas atividades mais fáceis, utilize com responsabilidade!

Os adolescentes de hoje fazem parte do fim da geração Y e início da geração Z, em uma época que todo mundo está conectado na web, uns em redes sociais e outros preferem usar a internet somente para acessar contas bancarias e outros meios. Tendo em vista que alguns adolescentes pensam que a internet é uma terra sem lei, e falam o que querem, pôr muitas vezes estão cometendo um crime.

                Uma pequena lista de crimes cometida por jovens

1- Publicação de um boato ou ofensa a uma pessoa.

2- Ameaças e agendamentos de brigas.

3- Divulgação de fotos e vídeos íntimos.

4- Invasões de computadores e divulgação de documentos pessoais.

Esses atos mesmo sendo cometidos por adolescentes são considerados crime, em que muitas vezes os pais dos menores de 18 (menores de idade) são os responsáveis. Uma vez que uma criança ou um adolescente comete um ato infracional está sujeito a medidas sócio educativas previstas no ART.112 do estatuto da Criança e do Adolescente.

O Brasil é o 5º país que mais sofre crimes cibernéticos no mundo e as principais vítimas são as crianças e adolescentes de 13 á 15 anos.

 Pais, fiquem atentos com o que os filhos estão fazendo na internet, eles podem estar fazendo algo que sela um crime ou pode ser uma vítima, monitore o que estão publicando, informações dadas, fotos compartilhadas e com quem estão conversando entre tantos outros fatores que podem comprometer seu filho.

Algumas práticas na internet que contribui com as ações criminais, tenham muito cuidado!

1- Publicar fotos sensuais.

2- Praticar comentários ofensivos.

3- Fornecer local onde se encontra.

4- Fornecer dados pessoais.

A internet é uma ferramenta que se tornou indispensável em nossas vidas tornando diversas atividades mais fáceis, utilize com responsabilidade!









Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com