Por: Cleiton Bonatto

Um toque para o fim do preconceito!

19 Janeiro 2018 09:27:00

O diagnóstico é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue.Não deixe o preconceito afetar sua saúde

Por: Cleiton Bonatto


 Novembro Azul é uma campanha destinada ou combate contra o câncer de próstata efetuado por diversas entidades durante todo o mês de novembro, a campanha é chamada no exterior de "Movember" (Moustache +November em inglês Bigode e Novembro).

  O movimento surgiu na Austrália quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, reunidos em um pub brincavam em trazer o bigode de volta a moda já que ninguém mais o usava, a regra era deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro em apoio à conscientização da saúde masculina, em meio as comemorações do dia mundial de combate ao câncer de próstata, dia 17 de novembro.

  Estes dois amigos encontraram outros 30 homens que aceitaram deixar o bigode crescer para divulgar a campanha e arrecadar fundos para a Fundação do Câncer de Próstata da Austrália (PCFA), cada membro da campanha doava 10 dólares.Alguns anos depois o país todo estava participando da campanha, as mulheres não ficaram de fora dando o seu apoio usando roupas da cor azul e algumas até usando bigodes falsos. Hoje em dia a campanha conta com cinco milhões de membros em todo o mundo.

  Esse grupo de 30 homens percebeu que os bigodes chamavam a atenção das pessoas que perguntavam o porquê dos bigodes, a história foi se espalhando e por conta do sucesso, no ano seguinte fundaram a fundação "November" o dinheiro arrecadado foi destinado ao combate ao câncer de próstata, Em diversos países são realizados reuniões entre homes que cultivam os bigodes (ao estilo Mario Bros) que é símbolo da campanha.

  Hoje a campanha é mundialmente conhecida, em alguns lugares do mundo o movimento é chamado de "No Shave Novembrer" (Novembro Sem se Barbear), com o intuito dos participantes, não só deixar o bigode crescer como também a barba.

  No Brasil a campanha também é conhecida como "Novembro Azul", pois além do bigode a cor azul também é símbolo da campanha, diversas celebridades e instituições apoiam a campanha que hoje faz parte do calendário nacional de prevenções.

  O Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a campanha "Um toque um Drible" no intuito de mudar o pensamento do homem em relação a ida ao médico e informar melhor sobre a doença. Em 2012 o instituto passou a promover o novembro azul com a ideia de mostrar a todos os homens que o exame de toque não fere sua masculinidade.

  A campanha Novembro Azul é de estrema importância, pois os homens procuram fazer os exames preventivos oito vezes menos do que as mulheres, a campanha com o intuito de fazer com que o número de homens que procuram o tratamento seja cada vez maior, não só para a neoplasia de próstata, mais também outras doenças que aparecem com a idade.

  Tratado com muito preconceito o exame de toque, e muitos homens preferem não procurar um urologista, atrasando o diagnóstico. Existe uma grande barreira de preconceito que afeta a saúde de muitos homens, "Em pesquisa realizada pelo instituto Datafolha em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia em novembro de 2015, 76% dos homens têm consciência do câncer de próstata, mais apenas 32% realizam o exame".

  No Brasil o câncer de próstata ocupa o 2º lugar entre os homens, atrás apenas do câncer de pele segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). O câncer de próstata está relacionado diretamente com a idade do homem, cerca de 60% dos pacientes são diagnosticados depois dos 65 anos, outros fatores relacionado com a doença são, homens que tem casos da doença na família, homens negros e homens obesos correm um risco maior de desenvolver o câncer de próstata.

 O diagnóstico é feito pela  análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue.Não deixe o preconceito afetar sua sa úde.








COLUNAS

15332367368140.png
10425380_730192967078942_6946628688720160808_n.jpg

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com