Por: Fátima Machado

Colunista Fátima Machado entrevista secretária de Turismo de Torres sobre a 17ª Feira do Livro

06 Outubro 2017 10:31:00

O evento deverá acontecer de 11 a 15 de outubro com a presença da escritora Martha Medeiros

Fátima Machado

A secretária de turismo e esporte Carla Rodrigues Daitx e o diretor de cultura Julho Santos, em conversa comigo, colunista deste jornal a respeito do evento 17ª Feira do Livro de que será realizada entre os dias 11 a 15 de outubro.

A secretária Carla fala sobre a feira e explica de que forma a Patrona Martha Medeiros foi escolhida. A escritora de renome no âmbito nacional por ter uma de suas obras lançada como filme conhecida em todo Rio Grande do Sul, e que escritora possui vários livros também.

São parceiros da Feira do Livro , Sesc e Fecomércio, a secretária afirma que foi uma ideia conjunta de trazer a escritora e colunista Martha Medeiros,foi proposto o nome da escritora e junto com a comissão aceito. A secretária acredita ser algo muito bom para o município porque não é qualquer Feira de Livros que trás escritoras de renome nacional .

Em pergunta a secretária a respeito das dificuldades financeiras que a nova gestão atravessa e as dificuldades de se trabalhar com poucos recursos. A secretária Carla Daitx explica:

Ela diz que ainda estão trabalhando sem recursos, realmente pegamos um ano de recursos escassos devido a dívida que o prefeito Carlos souza pegou ,estamos trabalhando mais enxutos em questão financeiras , mas com a mesma qualidade, não podemos esquecer do sucesso do balonismo até hoje nesses vinte e nove (29) anos não havia sido tão espetacular e queremos repetir nos trinta (30) anos. A Feira do Livro é um desfio realmente para a secretaria de turismo.Por causa de pouco dinheiro (recursos) decidiu-se fazer no Parque da Guarita e a secretária Carla nos explica vários pontos positivos para que todos os eventos possíveis sejam realizados no Parque.

Em primeiro lugar é o nosso cartão postal, a secretária comenta também que muitas vezes ficamos de costas para o parque, deixando assim de aproveitar a sua beleza natural. E a secretaria não gostaria que isso acontecesse mais. A secretária Carla fala da importância de mostrar o parque, o cartão postal da cidade para o turista e para todos. O parque é muito visitado, existe um fluxo muito grande de pessoas circulando nas dependências. A secretária confirma sua paixão pelo Parque da Guarita.

E levando o evento Feira do Livro para o parque diminui custos porque já tem uma estrutura,a estrutura onde era o museu que vai servir de apoio aos livreiros que ficarão dentro desta estrutura e isso diminui custos para a prefeitura. Além de ser realizado em um lugar completamente diferente.

A secretaria de turismo acredita que no próximo mês o Parque da Guarita já passa a ser gestão do turismo que ainda não é, ele é atualmente gestão do meio ambiente e passará a ser gestão da secretaria de turismo , cultura e Esporte.

Priorizando daqui para frente eventos dentro do parque diminuindo custos com estrutura. Que eram feitos em outros lugares e aumentava os custos.

Em relação a expectativa da feira do Livro deste ano. Segundo a secretária Carla que espera as melhores possíveis que nos fala do cronograma,dia 11/10 será específico para as escolas, a abertura oficial é dia 12/10. Foram convidados escritores torrenses, como Nilton Teixeira, Sr. Bento,o Sr. Azeredo que irá lançar seu primeiro livro, entre outros autores que já estão trabalhando nas escolas municipais. Haverá o momento do sarau e da poesia. Convidamos Terezinha Quadros e Rosane Coelho que são nossas poetas aqui de Torres afirma a secretária Carla.

 Prezando a valorização da cultura local.

Acontecerá apresentação artística de dança,dos dois CTGs locais,Terá também a presença do professor Rogério com o projeto nossa orquestra com crianças ,afirma secretária Carla.

Também terá o projeto dos Booktubers, a secretaria diz estarem trabalhando nas escolas com os livros da escritora Martha Medeiros, eles estão produzindo vídeos que será apresentado na feira.

A expectativa da secretaria de turismo é envolver todo o Parque da Guarita na Feira do Livro, quando acontecerá  simultaneamente encontros de carros antigos. No dia da criança acontecerá o 3º Dia da Criança Solidário que terá como parceiros um grupo de empresários que se reúnem e oferecem uma festa para as crianças que acontecerá na feira do livro abrilhantado e alegrando ainda mais esse dia mais que especial.

A escritora Martha Medeiros terá dois horários na feira do livro, sexta-feira as 18 h em pate papo sobre o outubro rosa e no sábado no mesmo horário falando a respeitos de suas obras.

A secretária salienta que a entrada é franca e que será disponibilizado um dindinho gratuito que passará na Praça XV, ponte Pênsil. Esse dindinho ficará o dia inteiro levando e trazendo as pessoas para a Feira do Livro, sem custo algum.

Para finalizar, a secretária fala dos eventos no Outubro Rosa, ''estamos com uma programação junto ao CRM fazendo diversas atividades, a secretaria de turismo oferece as atividades mais da parte esportiva, teremos o Kangoo e a remada que sai do campo de golfe até a ponte de concreto de Passo de Torres. Lembrando que a remada é para ambos os sexo, o Kangoo é somente para as mulheres, e não esquecendo o campeonato municipal de futebol, todos os domingos haverá rodada desse campeonato.

O horário da remada é as 10 h no dia 15 de outubro.

O Kangoo será dia 21 de outubro na Prainha.

Inscrições abertas para ambos os sexos.








Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com