Geovania diz que o Brasil merece mais mulheres na política

13 Agosto 2018 09:09:00

Fátima Machado

Essa semana fiz uma breve entrevista com a deputada Federal Geovânia, de Sá que representa Santa Catarina no parlamento, já que estou me dedicando a falar sobre a Mulher na Política.

Há pouco mais de seis anos, Geovania de Sá nem pensava em ser política. Quando finalmente a convenceram, foi a vereadora mais votada da história de Criciúma e está em seu primeiro mandato como deputada federal. Hoje, ela doa boa parte de seu tempo a despertar em outras mulheres o interesse de fazer parte da vida pública do país.

A parlamentar explica o seu empenho, apontando um dado interessante. As mulheres são 53% do eleitorado, com apenas 10 a 15% de representatividade nas Câmaras Legislativas Municipais e Estaduais, na Câmara Federal e no Senado. "Como o maior percentual de votantes é uma tímida minoria em cargos públicos?", indaga.

E é ela mesma quem responde a pergunta. Geovania lembra que a mulher costuma enfrentar duplas, triplas jornadas. "Temos atividades profissionais, domésticas, às vezes, a acadêmica. Somos mães e esposas. Ou seja, estamos muito ocupadas."

"Mas, o que parece difícil, não é impossível", brinca a deputada, resgatando algumas vitórias femininas. "Já ultrapassamos o limite das portas de nossas casas, onde cuidamos muito bem de nossas famílias, e chegamos ao mercado de trabalho. Estamos à frente de entidades e associações. Comandamos grandes empresas, importantes instituições, e, inclusive, já exercemos cargos no poder público".

Exatamente onde Geovania diz que a mulher precisa ocupar um espaço muito maior. "Nós queremos a mudança, precisamos da esperança por dias melhores e sabemos que a mulher tem a força e a percepção necessárias para desenvolver, fiscalizar e aplicar leis em prol dela, da sua e de todas as famílias", justifica.

E quanto ao convite de ingressar na carreira política, Geovania sabe que é desafiador. Ela recorda que também não entendia o que poderia acrescentar na vida pública. No entanto, aceitou o desafio e percebeu tudo que um político sério, com objetivos bem traçados e a favor do povo pode fazer por cada cidadão.

"E convoco mais mulheres a se engajarem nessa construção", convida a deputada , aproveitando a proximidade do pleito eleitoral para encorajar mais brasileiras a colocarem em xeque a afirmação de que a política é um espaço predominantemente masculino.







COLUNAS

15332367368140.png
Vinicius.png

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com