Os avanços do projeto que cria novos talentos em SC

05 Fevereiro 2019 14:08:00

As férias estão acabando e é hora de colocar os estudantes de volta à rotina. E nada melhor que começar do jeito que eles gostam: criando. Com o objetivo de profissionalizar estudantes entre 9 e 17 anos, foi iniciado nesta semana o primeiro Anima Jam Mirim, uma oficina de criação de animação. A iniciativa é do Projeto Novos Talentos - SC Games, coordenado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo. Durante uma semana os participantes tiveram uma introdução à animação e edição vídeo com o objetivo de produzir um curta animado.

"É uma excelente oportunidade dos estudantes interagirem e aprenderem estratégias para executar suas criações. A proposta é incentivar a profissionalização e o desenvolvimento de novos empreendedores em Santa Catarina", explica o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino. A coordenadora do projeto Novos Talentos - SC Games, Márcia Battistela, que é educadora e trabalha com a profissionalização de estudantes no mercado digital explica que as crianças da geração Alpha, nascida depois de 2010, estão em um contexto global totalmente diferente, com tecnologias avançadas e muito mais informação, reconhecem com facilidade as funções de jogo e circulam no ambiente digital sem temor. "Parece que nunca irão precisar ler um manual de instruções, enquanto que os pais, muitas vezes, precisam para lidar com essa nova infância digital. O grande desafio dos pais e professores é trabalhar esta capacidade destes nativos digitais", diz Márcia. (1632)

FESTA DE SANTIAGO

"O projeto SC Games apresenta a tecnologia com uma metodologia diferenciada e por meio de jogos e animação, os alunos utilizam este conhecimento para crescer e desenvolver o empreendedorismo", explica Márcia Battistela. Os conhecimentos adquiridos pelo adolescente Santiago Lima Coimbra, 14 anos, aluno do SC Games há um ano, são um exemplo disso. No dia do seu aniversário  surpreendeu os convidados da festa. A mãe, Fernanda Lima Coimbra, conta que ele, sozinho, criou e desenhou o jogo: Fuga da batata. "Para a decoração da festa ele adesivou os copos descartáveis com o layout que ele mesmo criou do jogo. Os convidados levaram os copos de recordação", conta a mãe. Ela diz que desde que Santiago passou a frequentar as aulas do SC Games ficou muito mais concentrado e entusiasmado com o projeto que desenvolveu. "Este ano já matriculamos ele no Senac, onde ele quer seguir o caminho da profissionalização", afirma a mãe. O projeto Novos Talentos - SC Games já formou mais de 1500 alunos e este ano já conta com mais de 300. (1032)









COLUNAS

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com