Brasil, potência mundial do turismo

11 Dezembro 2018 09:16:10

Em alguns dias será lançado no país o livro Brasil - Potência mundial do turismo, de minha autoria, com apresentação do sociólogo italiano Domenico De Masi - conhecido mundialmente pelo conceito do "ócio criativo". Da obra participam 20 líderes que considero fazerem parte da primeira linha de formuladores de um novo momento para o turismo e para a própria economia do país - e não quero aqui citar um ou outro para não cometer injustiças.

Logo na epígrafe do livro, a frase de Darcy Ribeiro - "a coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que queremos" - define o tom e a linha do objetivo do trabalho: articular ideias e sugerir caminhos para aquilo que nós brasileiros realmente queremos para o nosso futuro. A bússola é a importância fundamental da nossa vocação turística para alavancar a economia, preservar a natureza, gerar milhões de empregos, aumentar a renda das famílias e a arrecadação, para que sejam investida nas áreas essenciais, ou seja, educação, saúde e segurança.

A proposta contida no título do livro representa duplo desafio. De um lado, impõe-se a construção de um percurso viável para que o Brasil saia do patamar modesto em que se encontra no contexto global para alçar voo como uma verdadeira potência do turismo. De outro, trata-se de estimular a confiança e a percepção da sociedade sobre as oportunidades que batem à porta do país, que ainda reluta em abri-la. 

O setor de turismo e viagens não significa apenas uma barraca de praia fincada na areia e cercada de cadeiras coloridas, como até hoje imagina boa parte da opinião pública brasileira. Sua dimensão é muito maior e pode ser medida em milhões de empregos, bilhões de dólares e participação ativa no PIB das nações que já abriram suas portas à imaginação e aos negócios privados.

Os articulistas que colaboram com a obra abordam os diversos segmentos em que se desdobra o turismo, e mesmo aqueles que analisam o tema em perspectiva mais abrangente, convergem para o diagnóstico de que o Brasil detém indiscutível vocação para a atividade turística. Todos eles estão movidos pela urgência da tarefa de conduzir o Brasil a um destino seguro para revigorar nossa economia e valorizar nossa história. Ao lado de uma lógica econômica rigorosa, o turismo também é capaz de renovar a narrativa de um país empenhado em se reinventar. 

No próximo artigo, continuarei a mostrar para você porque o turismo é importante para futuro dos seres humanos e porque o Brasil é uma potência mundial do turismo. O mundo atual passa por espetaculares mudanças. Nosso país precisa tomar novas posições perante as novas realidades.








Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com