Turismo & Negócios por Gilberto Michaelsen

25 de outubro de 2019

PRAIA GRANDE INICIA PROGRAMAÇÃO  DO NATAL DOS CANYONS DE 2019 

Como acontece tradicionalmente, a cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, dará o início à programação natalina neste final de ano. No sábado, dia 26 de outubro, a cidade vai receber a nova decoração de Natal, na Praça São Sebastião. A partir desta data, ruas, árvores igrejas vão receber o cenário mágico de Natal, como informa Tatiani de Faveri, diretora municipal de Cultura de Praia Grande. A partir de sábado também serão divulgadas as atrações musicais, com calendário que vai até o final do ano, de um evento que chega à décima edição.

JACINTO MACHADO PREPARA  O SEU 3º NATAL ENCANTADO 

Outro município da região sul catarinense que se prepara para uma grande programação natalina é Jacinto Machado, que também vem trabalhando desde março deste ano na confecção de sua decoração natalina. O show inaugural, sem custo para a população, será com Marcos e Belutti e vai acontecer no dia 7 de dezembro. Um grande desfile acontecerá para a chegada de Papai Noel, que sairá do calçadão até a rua coberta. Como informa a secretária de Administração, Ana Klok mais de 100 figurinos serão utilizados na programação.

NA SERRA A PROGRAMAÇÃO  COMEÇA POR GRAMADO, HOJE, 25 

Mas a maior programação de Natal do Brasil está iniciando hoje, em Gramado, com a 33ª edição do Natal Luz, que se estende até a metade de janeiro. Dia 15 de novembro será a vez de Canela começar a sua programação do Sonho de Natal, logo a seguir Nova Petrópolis estará recebendo milhares de visitantes para o maior evento natalino do país.

E TORRES QUANDO ESTARÁ  INTEGRADA AO CALENDÁRIO? 

Uma lástima que Torres não esteja integrada a todas estas atrações, já que muita gente estará cruzando a BR-101 vinda de Santa Catarina rumo à serra para ver os fogos, a música, os desfiles, os shows e todo o encantamento que o Natal faz em cada cidade. Tenho certeza de que em 2020 teremos Torres neste calendário, que pode começar já no dia 2 de novembro, quando teremos o primeiro feriadão do final de ano. Com o calor do verão e as praias lotadas será um show de final de ano.

PARCERIA ENTRE TORRES E  CANELA PARA O TURISMO 

O secretário de Turismo de Torres informou nesta semana que os municípios de Torres e Canela estão firmando uma parceria que deverá render bons frutos a estas comunidades turísticas. Fernando Nery adiantou que conversou com Ângelo Sanches, secretário de Canela, para uma atuação conjunta em eventos, tanto na organização, como na divulgação. E a primeira experiência acontecerá já neste ano, com a programação natalina. Tanto que Torres vai atrasar em alguns dias o início oficial do evento aqui no litoral para participar da abertura do Sonho de Natal, em Canela, dia 15 de novembro.

POPULAÇÃO, ESTILOS E ATUAÇÃO DOS  DOIS MUNICÍPIOS TÊM SEMELHANÇAS 

Os administradores de Torres e Canela têm muita coisa em comum. Dedicam atenção para as obras na cidade e interior, mas focam no turismo como atividade essencial. Os dois municípios estão na faixa dos 40 mil habitantes e tem um equipamento em comum - aeroporto. O de Torres tem a pista maior, mas o de Canela conta com mais movimento. Só para se ter uma idéia, de cada 100 passageiros que pousam no aeroporto de Porto Alegre, 50 sobem a serra para ocupar um dos 300 hotéis de Gramado (200) e Canela (100). No feriadão da Páscoa deste ano de 2019 o aeroporto de Canela recebeu 48 pequenas e médias aeronaves. O sonho dos canelenses é receber turistas direto de São Paulo, sem passar pela capital.

LIDERANÇAS TAMBÉM COM SEMELHANÇAS

O prefeito de Torres, Carlos Souza, e o prefeito de Canela, Constantino Ursolin, igualmente mostram atitudes iguais na forma de administrar os dois municípios. Carlos (PP) em primeira administração, e Constantino (MDB), no segundo governo, vão trocar experiências. Mas as maiores contribuições devem vir mesmo dos secretários de Turismo, Fernando Nery, de Torres, e Ângelo Sanches, de Canela. O Natal deve ser o tema central, pois Canela tem o seu evento com 5 milhões de reais no final do ano. Fora desta comparação vem Gramado, com 30 milhões no seu famoso Natal Luz.

LINHA AÉREA ENTRE TORRES,  CANELA E PORTO ALEGRE? 

O projeto é antigo, mas agora com esta parceria entre Torres e Canela poderia ser retomado o projeto que prevê uma linha aérea entre Torres e Canela, podendo se estender o percurso também por Porto Alegre. Assim, além de voos de linha normais, teríamos uma rota comercial, onde uma companhia traria um grupo de turistas na manhã de quinta, por exemplo e o levaria de volta na sexta. Ou seja um avião de médio porte, com 20 a 30 passageiros, sem a necessidade de ampliar os atuais aeroportos.



Rede Nortesul de Comunicações Ltda. - CNPJ 09.284.014/0001-59
Contato (48) 3548-0108 (Whatsapp) - E-mail: contato@jornalnortesul.com