Volta às Aulas

Quatro mil alunos de volta às aulas em Sombrio

18 Fevereiro 2019 13:58:29

Escolas e creches retomam atividades buscando ampliar ensinamentos para a vida dos alunos, além das tradicionais disciplinas

Assessoria de imprensa

A Secretaria municipal de Educação de Sombrio retomou ontem, 18, em dois períodos, as aulas do ano letivo 2019, recebendo quatro mil alunos em oito Centros de Educação infantil e dez Escolas, para um período que deve durar em torno de dez meses, desde o maternal I do Ensino Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II.

O reencontro dos alunos já pela manhã, mostrava o quanto a saudade era grande do ambiente escolar, de aprendizado, confraternização e brincadeiras. Meninos correndo, pulando, meninas em grupos contando sobre suas férias, andando de mãos dadas nos pátios, enfim, todos, ou pelo menos a maioria, felizes com o retorno da rotina diária. 

O prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso, e a vice, Gislaine Cunha, andaram pelas escolas para verificar o andamento dos trabalhos prestados pela educação, acabaram parando para o café na escola Antônio Stuart, da comunidade de Retiro da União. Lá, já receberam a primeira boa surpresa do ano. "Vamos trabalhar com um tema diferente do dia a dia da escola, dos ensinamentos de matérias comuns do currículo escolar. O Tema 'Gentileza gera gentileza' é para levar mais amor, mais compreensão na vida de cada um, levando daqui, do ambiente escolar, para suas casas, para o seu dia fora da escola com amigos e familiares", disse diretor da escola, Professor Jairo Guimarães. 

"A visita que fizemos foi para desejar a todos, professores e alunos, um excelente ano letivo, e para mostrar também, que Gislaine e eu estaremos ativos, sempre de olho em cada detalhe da educação, porque nossa obrigação é prestar o melhor serviço possível para formar cidadãos preparados para o seu futuro, para que façam cada vez mais e melhor pela comunidade que vivem e aproveitando o tema da escola, cidadãos mais gentis", comentou o prefeito Zênio Cardoso. 

Os números que impressionam 

Os quatro mil alunos da municipal de educação não são os únicos números que impressionam no dia a dia das escolas. Para cuidar das crianças e adolescentes da rede, são 500 profissionais, incluindo os professores. 

Só de refeições nas creches são cinco por dia, dentre mamadeiras, lanches e almoço. Nas escolas duas por dia, uma para turmas da manhã e uma para turmas da tarde, com exceção da escola do bairro Raizeira, Alcides de Souza Pereira, que funciona em tempo integral e serve três refeições. 

O transporte escolar também tem vultuosos números diários. Os 12 veículos de transporte andam aproximadamente 1,3 mil quilômetros por dia, nesse caso levando também alunos de outras redes educacionais como a estadual. 

Qualidade de sistema privado 

A novidade para o ano letivo 2019 de Sombrio é o Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, famoso pela qualidade e por estar nas mais fortes redes de ensino particular do país. A meta, de acordo com o Prefeito é melhorar o índice do Ideb do município e dar aos professores uma gama mais ampla de opções impressas e online para trabalharem com seus alunos no decorrer do ano. 

"As apostilas darão mais força para o trabalho da sala de aula, permitirão aos professores ampliarem as formas de ensino, levarem conteúdo de qualidade junto do trabalho dedicado diário que já fazem em nosso município", reforça Zênio.







COLUNAS

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com