BR 101

DNIT/SC intensifica ações contra dengue e animais próximos do tráfego, na BR-101

11 Janeiro 2019 09:32:28

Duas ações de divulgação sobre cuidados estão sendo executadas em paralel

Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) vem reforçando desde o início do ano, campanhas de sensibilização de usuários e moradores lindeiros da BR-101 Sul catarinense. Duas ações de divulgação sobre cuidados estão sendo executadas em paralelo, sendo uma delas para retirada de animais de grande porte que são pastoreados em talude, canteiros e bordos de pistas e outra sobre cuidados contra o mosquito causador da dengue.

Para conter o aumento na quantidade de animais em pastoreio sobre canteiros, taludes e bordos de pistas duplicadas, a autarquia, através do consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestão Ambiental) visita propriedades lindeiras da rodovia federal, com foco para aglomerados urbanos próximos do fluxo de veículos em Imbituba, Laguna, Içara, Araranguá, Sombrio e Santa Rosa do Sul. Com o início das ações de Comunicação Social, dez animais foram retirados dos bordos de pistas, evitando que invadissem o fluxo de veículos e causassem acidentes. 

A amarra de animais de grande porte para que possam pastar sobre a gramínea plantada na BR-101 Sul - e usada para conter erosões, é propensa causadora de acidentes, tendo em vista a fragilidade das amarras feitas para contê-los. Outro potencial risco de acidentes é o tráfego incorreto com animais de tração por vias laterais da BR-101 Sul. Essa ação expõe motoristas e pedestres que usam as vias lindeiras no entorno de viadutos para trânsito diário. 

As ações executadas pelo DNIT/SC trabalham o público da BR-101 Sul nos bairros lindeiros, com colagem de cartazes e abordagem direta para pessoas que estejam pastoreando animais próximos do tráfego. Em muitos casos, o animal acaba sendo amarrado em hastes de placas e defensas metálicas ou em suportes precários fixados nos taludes. A chance de acidentes aumenta quando há bovinos, equinos ou caprinos perto dos veículos, trafegando a 110 km/h.







COLUNAS

15332367368140.png
Vinicius.png

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com