Ação Jovens Rurais

Jovens Rurais de Jacinto Mahado participam de curso promovido pela Epagri

12 Março 2019 16:24:36

O curso terá várias etapas durante todo o ano, e objetiva preparar os filhos dos agricultores com tecnologias de ponta no cultivo e manejo de culturas para melhor desenvolver atividades na agricultura familiar

Itaionara Recco

O Centro de Treinamentos da Epagri de Araranguá (Cetrar) sediou, nesta terça-feira, 13, o início do Ação Jovens Rurais. O curso terá várias etapas durante todo o ano, e objetiva preparar os filhos dos agricultores com tecnologias de ponta no cultivo e manejo de culturas para melhor desenvolver atividades na agricultura familiar. Na abertura do curso, pais, jovens e familiares puderam conhecer a estrutura do curso, bem como os instrutores e os assuntos que serão tratados.

Segundo o extensionista da Epagri de Jacinto Machado e um dos coordenadores do curso, Alex Roesler, o objetivo é preparar a juventude para o futuro. "Estamos na sétima etapa do Jovem Rural e o diagnóstico dos resultados revela que cerca de 80% dos jovens permanecem no campo porque melhoram sua produção e por isso será dado continuidade aos trabalhos", explica.

Do município de Jacinto Machado, seis jovens ingressaram no curso. Entre eles Edson Mendes, morador da comunidade de Engenho Velho, que participa do programa pela primeira vez. "Pretendo continuar na agricultura e tenho certeza que este curso vai abrir novas oportunidades para todos nós", afirma.   

O curso será realizado em 12 etapas de dois dias, com quatro dias no Cetrar, por mês, haverá acompanhamento na propriedade, saídas de campo e encontros com a família. Os principais objetivos do curso é a formação de jovens empreendedores e agregar valor aos seus produtos e serviços. Podem participar do programa jovens agricultores entre 18 e 29 anos que pretendem continuar na agricultura e jovens rurais com potencial para projetos sustentáveis no meio rural.

O gerente regional da Epagri, Reginaldo Guelere, reforça que é uma oportunidade de crescimento. "Agricultor jovem capacitado tem futuro", completa.

O curso é realizado pela Epagri e tem o apoio financeiro da Cooperja e do Sicoob/Credija, ambas cooperativas de Jacinto Machado. 

Participaram ainda do evento o secretário de Turismo José Carlos Zanatt, o presidente do Sicoob/Credija Wolni José Walter, o vice-presidente da Cooperja Antônio Moacir De Noni, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Valdir Barbosa de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Antônio Porto e os extensionistas de Jacinto Machado Aline Hahn Fernandes e Fernando Silveira.








Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com