Saúde

Para mobilizar população, é realizada ação de combate ao mosquito Aedes em Torres

01 Fevereiro 2019 10:03:41

Divididos em oito equipes, cerca de 30 pessoas participaram da ação

Ascom

A situação é séria no bairro Getúlio Vargas, no que se refere ao número de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti. Cerca de 150 sacos de lixo de 100 litros foram recolhidos com recipientes que acumulavam água no mutirão de limpeza realizado no local nesta quinta-feira, 31 de janeiro. O propósito é o da Prefeitura combater a proliferação do mosquito em parceria com a população. Divididos em oito equipes, cerca de 30 pessoas participaram da ação que ocorreu das 8h às 17h.

Uma das equipes foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Suzana Machado; pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Jacques; e pelo biólogo Lasier França. De luvas, participaram da atividade nos pátios do bairro, virando baldes, potes e outros, e também orientando os moradores. Quando encontravam algum recipiente com água e larvas, o conteúdo era jogado na terra e não no vaso, pia ou tanque, pois desta maneira, o mosquito continuará se desenvolvendo. 

Com o objetivo de eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, agentes de endemias, agentes comunitários e até agentes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde estavam no bairro, "com a mão na massa". Já nas primeiras casas visitadas foi constatado larvas do mosquito. Primeiro, num vidro que acolhia uma folhagem na cozinha e, do lado desta residência, mais larvas nos pratos de vasos distribuídos pelo pátio da vizinha. Nas proximidades, a moradora Tida Isoppo, da Rua Leonardo Truda, ouviu atentamente as orientações dos agentes e agradeceu pelas informações recebidas. 

"A ação junto com os moradores é importantíssima para que possamos reduzir o número de focos de Aedes aegypti no bairro, que é o segundo mais infestado de nosso município.", diz o diretor de Vigilância em Saúde, biólogo Lasier França. Informa que no bairro Getúlio Vargas, 80% das amostras recolhidas detectaram larvas do mosquito. No centro da cidade, a situação é ainda pior, 100% das amostras confirmam a presença do Aedes.








COLUNAS

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com