Coronavírus em SC

Rede logística criada pela Defesa Civil faz a distribuição de respiradores e máscaras recebidos em doações

A ação foi resultado da grande rede de apoio e logística articulada pela DCSC e que conta com a participação de entidades públicas e privadas.

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), com o apoio do Aeroclube, realizou nesta terça-feira, 7, o transporte de 10 respiradores e máscaras face shield que serão utilizados no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A ação foi resultado da grande rede de apoio e logística articulada pela DCSC e que conta com a participação de entidades públicas e privadas.

Cinco respiradores estavam na cidade de Joinville onde foram concertados na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os equipamentos foram transportados para Florianópolis e serão distribuídos para o interior do Estado com o apoio de pilotos do Aeroclube de Santa Catarina. Outros cinco respiradores serão transferidos de Criciúma para Laguna, ambos no Sul do Estado, por viaturas da Defesa Civil e da Polícia Civil.

>>>Governo repassará R$ 276,2 milhões aos hospitais filantrópicos até o fim do ano

Para o transporte dos insumos e equipamentos a Defesa Civil conta também com o apoio da plataforma Truck Pad que possui 1,2 milhão de caminhoneiros cadastrados, a Transville Transportes Logísticos, o Ministério Público e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC).

"A Defesa Civil de Santa Catarina está realizando inúmeras ações de preparação e suporte para a operação de combate ao novo coronavírus", comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, faz a integração de todas as estruturas do Governo do Estado em apoio a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) estadual. "Nos momentos mais difíceis de Santa Catarina a DCSC esteve pronta para apoiar os catarinenses e nessa crise não será diferente. Com união vamos vencer a Covid-19", finalizou João Batista.

O Cigerd também está sendo o local de trabalho do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) que monitora a evolução dos casos suspeitos no Estado e estipula os procedimentos necessários para o enfrentamento ao vírus.

>>>Estado conta com 220 leitos de UTI novos para pacientes com Covid-19

Doações chegam ao Estado

O Estado tem tido grande número de parceiros, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, que estão fazendo o repasse de materiais utilizados pelas equipes na linha de frente contra o novo coronavírus. A União Nacional das Indústrias de Cana de Açúcar (Unica) fez a entrega de 45 mil litros de álcool 70° a granel. Já a empresa 101 está realizando o envasamento do álcool que é repassado e também já doou até o momento 130 mil litros do produto. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) doou 8 mil máscaras face shields (de proteção facial) e 650 testes para o novo coronavírus.

Como doar

Através deste link os interessados podem se cadastrar e receber as informações necessárias para o apoio. Os doadores são contatados por técnicos da DC?SC e recebem informações sobre fornecedores de materiais e equipamentos. A aquisição é feita pelos próprios doadores e repassadas para a Defesa Civil que realiza o transporte na coleta ou distribuição dos itens. O processo é transparente e a destinação das doações identificada.



Rede Nortesul de Comunicações Ltda. - CNPJ 09.284.014/0001-59
Contato (48) 3548-0108 (Whatsapp) - E-mail: contato@jornalnortesul.com