Eleições

Trump e outros presidentes parabenizam Jair Bolsonaro

29 Outubro 2018 12:27:00

Notícia da vitória do militar repercutiu entre políticos internacionais

Pleno.News
Foto: Foto: EFE/Justin Casterline

Nesta segunda-feira (29), o presidente norte-americano Donald Trump publicou, em seu Twitter, uma mensagem de congratulação ao novo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

- Tive uma conversa muito boa com o mais novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que ganhou a corrida com considerável vantagem. Nós concordamos que o Brasil e os Estados Unidos vão trabalhar de maneira próxima nas áreas de comércio, militar e em todas as outras! Conversa excelente, lhe dou meus parabéns - escreveu Trump.

A Casa Branca confirmou que Trump ligou para Bolsonaro.

Donald J. Trump

@realDonaldTrump

 Had a very good conversation with the newly elected President of Brazil, Jair Bolsonaro, who won his race by a substantial margin. We agreed that Brazil and the United States will work closely together on Trade, Military and everything else! Excellent call, wished him congrats!

Além de Trump, outros políticos estrangeiros também repercutiram a notícia nesta segunda-feira.

CHINA

O líder chinês Lu Kang, ministro das Relações Exteriores, parabenizou Bolsonaro pela vitória. Ele afirmou, nesta segunda, que a China pretende melhorar as relações com o Brasil e com o bloco econômico BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

- Esperamos que os dois países (China e Brasil) fortaleçam a cooperação dentro do BRICS e a cooperação multilateral, servindo ao interesse comum dos países em desenvolvimento e os mercados emergentes - ressaltou Lu.

RÚSSIA

Vladimir Putin, presidente russo, também parabenizou o novo líder eleito em um telegrama direcionado a Bolsonaro.

- Sua confiança no desenvolvimento de toda a gama de relações russo-brasileiras, assim como na cooperação construtiva no âmbito das Nações Unidas, do G20, dos BRICS e de outras estruturas multilaterais em interesse dos povos da Rússia e do Brasil - declarou.

ALEMANHA

Em nota, o porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert, afirmou que está atento ao futuro governo porque "o Brasil é o maior país da América Latina e um parceiro de grande relevância para a Alemanha".

- Avaliaremos o novo governo do presidente em função de sua atuação uma vez que ele assumir o cargo - declarou o porta-voz.

FRANÇA

O presidente Emmanuel Macron parabenizou Jair Bolsonaro e disse que quer que os dois países mantenham sua associação estratégica baseada em "valores comuns de respeito e de promoção dos princípios democráticos".

A ultraconservadora Marine Le Pen, derrotada por Macron, escreveu no Twitter que "os brasileiros acabam de castigar a corrupção generalizada e a aterrorizante criminalidade que prosperaram durante os governos de extrema esquerda".

ITÁLIA

O vice-presidente do governo da Itália e ministro de Interior, Matteo Salvini, aplaudiu a eleição de Jair Bolsonaro e disse que "os cidadãos mandaram a esquerda para casa".

- Bom trabalho ao presidente Bolsonaro, a amizade entre nossos povos e nossos Governos será ainda mais forte. E depois de anos de palavras e mais palavras pedirei que nos devolvam à Itália o terrorista vermelho (Cesare) Battisti - declarou.

EQUADOR

O presidente do Equador, Lenín Moreno, parabenizou Jair Bolsonaro pela vitória neste domingo (28).

- Mais felicitações ao povo brasileiro por esta nova façanha democrática. Os melhores augúrios para o novo presidente Jair Bolsonaro - escreveu no Twitter.

BOLÍVIA

O presidente da Bolívia, Evo Morales, cumprimentou o Brasil pelas eleições democráticas e estendeu o reconhecimento a Bolsonaro pelo Twitter.

- Cumprimentamos o povo irmão do Brasil pela sua participação democrática no segundo turno das eleições presidenciais nas quais foi eleito Jair Bolsonaro, a quem estendemos nosso reconhecimento - escreveu.

PERU

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, parabenizou o novo presidente eleito neste domingo e expressou estar disposto a trabalhar juntos para aprofundar a "relação bilateral fraterna".

COLÔMBIA

O presidente da Colômbia, Iván Duque, destacou o caráter democrático da eleição de Jair Bolsonaro. Ele também parabenizou o novo eleito pelo Twitter.

- Parabéns a Jair Bolsonaro, novo presidente do Brasil, eleito democraticamente. O nosso desejo para que esta nova etapa do país vizinho seja de bem-estar e união. Esperamos continuar nossa relação de irmandade para fortalecer vínculos políticos, comerciais e culturais - afirmou.

*Com informações da Agência EFE








COLUNAS

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com