Torres

Prefeitura de Torres promove Dia de Campo na comunidade do Barro Cortado

Uma das ações envolveram cursos de aproveitamento da fibra de bananeira para artesanato, participação em brechós, feiras municiais e estaduais.

Ascom
Foto: Ascom

A Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca e em parceria com a Emater/RS e secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social e Direitos Humanos promoveram na comunidade do bairro Barro Cortado no último dia 29 de novembro o "Dia de Campo", uma ação multidisciplinar de informação e troca de experiências. 

No estande da Emater/RS, a comunidade conheceu as ações realizadas pelo grupo de mulheres que, sob a coordenação da nutricionista Sônia Regina da Cruz, participaram de um trabalho de reeducação alimentar e emagrecimento em grupo, uma demanda da própria comunidade, visando a melhoria na saúde. Em um ano, 10 participantes perderam um total de 90 kg, com uma melhora visível na saúde e na autoestima. Além disso, este grupo participou de palestras sobre o uso de alimentos saudáveis produzidos localmente. Outras ações envolveram cursos de aproveitamento da fibra de bananeira para artesanato, participação em brechós, feiras municiais e estaduais. 

Os representantes da Emater/RS também compartilharam informações sobre o Pronaf Habitação Rural, programa de crédito rural com limite de até R$ 50.000,00 para construção ou reforma, com até 10 anos para pagar, para produtores rurais que tenham pelo menos 50% de sua renda advinda da atividade agrícola). 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca em seu estande, com a presença do secretário José Vanderlei Brocca e outros servidores da secretaria, falaram sobre o cadastro ambiental rural, o processo de inscrição estadual dos produtores rurais e emissão do bloco do produtor, para que os agricultores tenham direito ao uso dos serviços oferecidos pela prefeitura, como a utilização das máquinas da patrulha agrícola e serviços de veterinários e engenheiros agrônomos. Também apresentou a cartilha sobre o manejo correto da cama de aviário e falaram sobre algumas zoonoses comuns na região. 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com a presença do presidente José Carlos e a secretária Tania Luciane Fernandes, abordou o tema da organização sindical e sua estrutura, bem como as conquistas da categoria. Distribuíram folders e materiais explicativos. 

A secretaria da Saúde abordou o tema da saúde do homem em função da campanha do Novembro Azul de prevenção do câncer de próstata, além de tirar dúvidas da população sobre os serviços oferecidos no posto da região e apresentar resultados de outras campanhas realizadas na comunidade. 

O tema principal da secretaria da Educação foi a transformação da EMF São Judas Tadeu em uma escola de turno integral a partir do próximo ano letivo, levando mais qualidade para a educação das crianças da comunidade e mais tranquilidade para os pais que precisam trabalhar, informou a secretária Silvia Maria Teixeira. 

A secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos também marcou presença no evento, falando sobre suas ações na comunidade.







Endereço: Rua Macário Elias Delfino, 1169 - Barra Velha -  Passo de Torres - SC - Brasil
Fone redação: 48 3548-0108 - E-mail: contato@jornalnortesul.com 

Nosso WhatsApp:  48 3548-0108  -  Anúncios: contato@jornalnortesul.com