Comissão de Farmácia e Terapêutica Regional

Gerência de Saúde comemora criação da Comissão de Farmácia e Terapêutica Regional

01 Novembro 2018 08:37:00

A oficialização é o resultado de um trabalho que iniciou ainda no ano de 2016, com a realização de inúmeras reuniões.

Leneza Della Krás
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE/SC) da última segunda-feira, 29, da Portaria nº 753, de 22/08/2018, oficializa a criação da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), vinculada à Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, bem como a aprovação do seu regimento interno para assessorar as Secretarias municipais de saúde do Extremo Sul nos assuntos referentes a medicamentos e demais tecnologias de interesse da saúde no SUS.

A oficialização é o resultado de um trabalho que iniciou ainda no ano de 2016, com a realização de inúmeras reuniões. Na prática, segundo a coordenadora da CFT, farmacêutica da 21ª Gerência Regional de Saúde Adaiane Darós, acontecerá a padronização de uma lista de medicamentos, além dos protocolos de dispensação da mesma, que será disponibilizada para as farmácias públicas do Sistema Único de Saúde. O objetivo é oferecer à população que procure pelos Postos de Saúde dos Municípios os principais medicamentos que atendem às suas necessidades. "A ideia da criação da Comissão começou com a preocupação da Gerência de Saúde em garantir o acesso da população da região aos medicamentos essenciais, visando sua prescrição e uso. A publicação da Portaria é uma grande conquista para o Extremo Sul".

A Comissão terá em sua composição um profissional titular e um suplente da área da saúde de cada um dos 15 Municípios que integram a Região, entre eles farmacêuticos, além de médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, nutricionistas e assistentes sociais. Uma nova Portaria com os nomes dos membros será publicada nos próximos dias.

A CFT é uma instância colegiada de caráter permanente, normativo, consultivo e deliberativo, responsável por elaborar e atualizar a relação regional de medicamentos essenciais (REREME) promovendo seu uso racional, bem como assessorar demais assuntos de interesse da saúde, nas secretarias municipais de Saúde dos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.







COLUNAS

15332367368140.png
Vinicius.png

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com