Balneário Gaivota

Grupo atinge 100% de pessoas que param de fumar

Próxima etapa é fazer a manutenção sem o uso do tabaco. Novos grupos se iniciam para ajudar no combate ao tabagismo

Ascom

"É com o primeiro passo que se conquista uma vida de vitórias e conquistas, pois conquistar algo não é fácil, exige empenho, determinação e muito pensamento positivo". E foi desta forma que grupos de usuários do SUS, conquistaram o benefício de uma vida sem o cigarro, por meio da participação no grupo de combate ao tabagismo da secretaria municipal de Saúde de Balneário Gaivota. 

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer- Ministério da Saúde), no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina. R$ 56,9 bilhões de reais são gastos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas. A maior influência é pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 

Mais um grupo de combate ao tabagismo da Secretaria Municipal de saúde de Balneário Gaivota chega ao final deste processo. "E é com muita alegria que os profissionais trabalham para poder ajudar as pessoas a se livrarem deste vício. Neste último grupo, os profissionais alcançaram um índice de 100% de pessoas que param de fumar. Agora, em grupo de manutenção, esses participantes, juntamente com os outros participantes de outros grupos de tabagismo anteriores que permanecem sem fumar, continuam se encontrando a cada 15 dias, em busca de apoio para seguir uma vida mais saudável sem o tabaco", explica o secretário de Saúde, José Luís de Oliveira Lentz. 

O grupo de tabagismo da secretaria municipal de Saúde de Balneário Gaivota tem a coordenação do psicólogo Renato Dornelles, com apoio do médico Arthur Pereira Garbin, da nutricionista Katiana Rinaldi e da auriculoterapeuta Luciana Piva, além de integrantes da equipe NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) e equipe multiprofissional da secretaria. 

O prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, parabeniza ao grupo pela busca de melhoria de sua saúde. "Demanda muito esforço mudar hábitos e todos são vitoriosos em chegar aonde chegaram. Estendemos ainda parabéns aos profissionais em darem este suporte". 

Os interessados em participar do grupo, devem se inscrever na recepção de sua unidade de saúde de referência, e assim que um novo grupo inicia, esses participantes são chamados por contato telefônico. 








Endereço: Rua Macário Elias Delfino, 1169 - Barra Velha -  Passo de Torres - SC - Brasil
Fone redação: 48 3548-0108 - E-mail: contato@jornalnortesul.com 

Nosso WhatsApp:  48 3548-0108  -  Anúncios: contato@jornalnortesul.com