Seguraça

Aprovados projetos sobre fundo judiciário e lei dos bombeiros

11 Julho 2018 11:41:00

Marcelo Espinoza AGÊNCIA AL

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, na sessão da tarde desta terça-feira (10), dois projetos de lei complementares (PLCs) que tratam do Fundo de Reaparelhamento da Justiça (FRJ) e da legislação de organização básica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). As duas propostas foram aprovadas em dois turnos e seguem para votação da Redação Final, ainda nesta semana.

O PLC 14/2016 é de autoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e seu principal objetivo é destinar um terço dos recursos do FRJ ao Fundo de Acesso à Justiça (FAJ), possibilitando a contratação suplementar de advogados credenciados nos casos de impossibilidade de atuação da Defensoria Pública Estadual (DPE), nas comarcas em que o órgão responsável por oferecer atendimento jurídico à população carente ainda não atue.

Durante a votação, os deputados retiraram do texto do PLC a alínea B do inciso II do artigo primeiro. Esse ponto possibilitava que os recursos do FRJ fossem utilizados para a contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuarem em casos que envolvessem direito de família, infância e juventude, violência doméstica e idoso. Os parlamentares entenderam que essas funções devem ser desempenhadas apenas por servidores concursados. A retirada desse ponto do PLC contou com o apoio do TJSC, conforme os deputados.

Já o PLC 21/2018, de autoria do Poder Executivo, estabelece uma legislação para disciplinar a organização básica dos Bombeiros Militares. Essa lei era esperada pela corporação desde sua emancipação da Polícia Militar, ocorrida em 2003.







COLUNAS

15332367368140.png
Vinicius.png

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com