Segurança

SC recebe robô antibomba da Secretaria Nacional de Segurança Pública

O equipamento será utilizado para agir em intervenções envolvendo explosivos, armas químicas, biológicas ou em negociação com alguém que porte arma de fogo

Polícia Civil/SC - Postado por Bibiana Michaelsen
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Santa Catarina contará com um robô antibomba. O equipamento equipado com câmeras de alta definição capazes de identificar e manusear objetos estranhos com segurança foi doado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O ato de entrega aconteceu na tarde desta terça-feira (14), em Florianópolis, com a presença do secretário nacional de Segurança Pública interino, Freibergue Rubem do Nascimento, da governadora em exercício, Daniela Reinehr e do diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antônio Aginaldo de Oliveira. O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Delegado Geral, Paulo Koerich, também prestigiou a solenidade realizada no comando-geral da Polícia Militar, a instituição que recebeu o robô. Em discurso, Koerich destacou a queda dos índices criminais de Santa Catarina e o desafio das instituições de segurança em mantê-los e melhorá-los. 

No ato, houve uma apresentação das instituições de segurança ao secretário nacional de Segurança. Pela Polícia Civil, coube ao gerente de Planejamento, Gustavo Madeira, fazer uma breve exposição das ações realizadas. Por exemplo: as 669 operações policiais em 2019; o Programa PC Por Elas; a iniciativa Espelho Meu; os grupos reflexivos com homens autores de violência e as atividades realizadas com adolescentes em escolas públicas. 

O robô antibomba 

O equipamento repassado pela Senasp será utilizado pelo Comando de Operações de Busca, Resgate e Assaulto (Cobra), um grupo especializado para agir em intervenções envolvendo explosivos. Caso detectem algo suspeito, poderão utilizar o robô para acessar o perímetro de risco. O equipamento também pode ser utilizado em outras situações, como casos envolvendo armas químicas, biológicas ou em negociação com alguém que porte arma de fogo. 







Endereço: Rua Macário Elias Delfino, 1169 - Barra Velha -  Passo de Torres - SC - Brasil
Fone redação: 48 3548-0108 - E-mail: contato@jornalnortesul.com 

Nosso WhatsApp:  48 3548-0108  -  Anúncios: contato@jornalnortesul.com