BR-101

Velocidade limite em túneis da BR-101 Sul é de 80 km/h, para todos os veículos

19 Novembro 2018 09:02:34

Nas transposições de maciços rochosos feita por galerias escavadas, os veículos devem seguir em velocidade menor que das pistas, para garantir a segurança

Os motoristas que trafegarem pela BR-101 Sul catarinense e gaúcha devem redobrar a atenção ao trafegar pelos túneis construídos em Morro Agudo (km 257, Paulo Lopes, SC), Morro do Formigão (km 338, Tubarão, SC) e Morro Alto (km 62, Maquiné, RS), devida a mudança no limite de velocidade em relação ao segmento duplicado. Nas transposições de maciços rochosos feita por galerias escavadas, os veículos devem seguir em velocidade menor que das pistas, para garantir a segurança.

Nas transposições por túneis, os veículos somente poderão trafegar a 80 km/h, sendo o limite imposto para transportes leves ou pesados. Com a redução de velocidade dentro das galerias, reduzem as chances de acidentes por colisão traseira. Passando as galerias, o motorista volta a ser limitado pelo tamanho do veículo e pela sinalização vertical instalada na rodovia federal - isto é, 100 km/ e 80 km/h no trecho do RS e 110 km/h e 90 km/h no trecho de SC. Além das transposições de maciços rochosos através de galerias escavadas, há outros segmentos onde o limite de velocidade é reduzido. Os postos da Polícia Rodoviária Federal e as travessias urbanas no trecho gaúcho também seguem com velocidade menor que a de longo curso.  

Para ciclistas e pedestres, passarela - O DNIT/SC recomenda que os pedestres e ciclistas, profissionais ou praticantes amadores do esporte, evitem o trânsito dentro de túneis. Caso o faça, é obrigatório o uso da passagem construída, fora do traçado de pista. Isso porque a movimentação direta pelo fluxo da BR-101, dentro da passagem, expõem motoristas e os próprios ciclistas ao risco de acidentes. Em circulação dentro do túnel, é proibida a parada para fotos, observação dos veículos ou da obra. 









COLUNAS

Endereço: Rua Nereu Ramos, 109 - Sala 01 - Centro - Passo de Torres - SC - Brasil
Atendimento: De segunda a sexta-feira | Das 8 às 18 horas
Facebook: Jornal Nortesul | Redação 48 3548-0108 contato@jornalnortesul.com WhatsApp:  9.9965-2523
Comercial | Classificados | Assinaturas 48 99660-1500 financeiro@jornalnortesul.com