Artigo

O que é SEO e porque investir nessa frente de marketing?

Entenda o que é SEO e conheça os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio

Foto: Divulgação

Apesar de bem conhecido dos profissionais de marketing, muitas pessoas ainda se perguntam o que é SEO e porque é importante investir nessa estratégia na hora de se destacar nos resultados de busca em sites como Google e ainda fortalecer sua imagem e sua marca.

SEO é a sigla para a expressão em inglês Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca. Em outras palavras, o SEO aplica uma série de técnicas para posicionar melhor seu site e e-commerce nos resultados de buscadores como o Google.

Na prática, o que é SEO?

O objetivo do SEO é fazer com que seu site apareça logo nos primeiros resultados da busca realizada no buscador (Google, Yahoo, Bing). Dados divulgados pela gigante Google mostram que mais de 25% dos usuários clicam no primeiro resultado.

Assim, quanto mais nas primeiras posições seu site aparece, mais chances de as pessoas acessarem seu conteúdo. É possível atingir esse objetivo de duas formas: pagando espaços e anúncios para o buscador ou de maneira orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar.

Como as buscas são feitas por palavras-chave (como "camisa branca" ou "branqueamento dental") uma das técnicas de SEO é criar conteúdos nos quais haja essas palavras, pois isso fará com que o algoritmo identifique esses termos e sugira seu site nos resultados de busca.

O uso de palavras-chave é apenas uma das práticas do SEO, que engloba outras ações com o objetivo de tornar sua página mais atraente e com boas métricas que irão fazer com que o algoritmo posicione melhor seu endereço virtual.

Por que vale apostar no SEO?

Sabendo o que é SEO, conheças as principais vantagens que ele traz para sua empresa:

? Para todos os segmentos e portes: A criação de conteúdos relevantes e criados para chamar atenção do público pode ser colocada em prática por empresas de todos os segmentos, pois ser facilmente encontrado na internet é benéfico a qualquer negócio;

? Fortalecer a marca: Ao ofertar conteúdo interessante é possível fortalecer sua marca no imaginário do consumidor e ainda colocar-se no mercado como uma referência, uma ótima alternativa para quem precisa construir uma marca forte desde a inauguração;

? Reciclar conteúdos antigos: Para empresas mais antigas uma boa alternativa é reotimizar textos já publicados nos blogs, loja virtual e redes sociais da companhia para versões que incorporem as técnicas de SEO.

A geração de tráfego orgânico é o target do Search Engine Optimization , por isso sabendo o que é SEO e aplicando seus fundamentos é possível movimentar seus canais digitais sem ter que arcar com anúncios pagos e patrocinados.





Rede Nortesul de Comunicações Ltda. - CNPJ 09.284.014/0001-59
Contato (48) 9.9969-9392 (Whatsapp) - E-mail: contato@jornalnortesul.com