Unesc

Museu da Infância da Unesc recebe exposição em comemoração a V Semana Indígena

recepcionar a temática indígena sempre foi de grande relevância

Décio Batista
Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc

Para comemorar e enaltecer a cultura dos povos nativos de Santa Catarina e do Brasil, o Museu da Infância - Espaço Expositivo 1 "Infâncias e Culturas Escolares/O Brinquedo e a Rua", recebe a exposição "O Tempo Está Virando?". Composta por objetos da cultura indígena dos Guaranis e Kaingangs pertencentes ao acervo do Museu, a exposição estará disponível no espaço localizado no Bloco da Reitoria e Biblioteca. A mostra faz parte da V Semana Indígena, que tem como tema este ano: "Literatura Indígena, Educação e Mudanças Climáticas", que será realizada na Unesc em três momentos distintos nos meses de abril, maio e junho.

Museu da Infância da Unesc recebe exposição em comemoração a V Semana IndígenaA Biblioteca Professor Eurico Back, parceira na exposição, selecionou livros de literatura infantil com a temática e estes estarão em exposição como sugestão de leituras sobre o assunto. Em uma das vitrines da exposição será disponibilizado objetos do acervo pessoal do professor João Batanolli, todos da cultura M'Byá-Guarani. A professora e artista, da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC - Florianópolis), Virginia Yunes, também contribui com a exposição com inúmeras fotografias, de sua autoria, de crianças indígenas brasileiras.

Para a professora e coordenadora do Museu da Infância, Amalhene Baesso Reddig, recepcionar a temática indígena sempre foi de grande relevância. "Nesta exposição "O Tempo Está Virando?" , a ideia é possibilitar o conhecimento e apreciação do público através de utensílios musicais da cultura indígena. Pensamos nos muitos problemas climáticos existentes, decorrentes da ação do homem contra a natureza e, ao mesmo tempo, acreditamos no poder da educação museal para despertar nos visitantes a conscientização necessária", explicou.

A exposição fica aberta para visitação até o dia 30 de junho, das 8h às 22h. O agendamento de visitas com mediações culturais deve ser realizado pelo e-mail: museudainfancia@unesc.net.

Pau de Chuva

Museu da Infância da Unesc recebe exposição em comemoração a V Semana IndígenaUm dos objetos que chama atenção na exposição é o "Pau de Chuva", instrumento musical indígena, de percussão e ritmos imprecisos, cujo nome foi dado por lembrar o som do cair da chuva. O aparelho é utilizado com frequência em cerimônias religiosas, rituais com ritmos musicais populares e harmonia com outros instrumentos, como o mambo.

 






Rede Nortesul de Comunicações Ltda. - CNPJ 09.284.014/0001-59
Contato (48) 9.9969-9392 (Whatsapp) - E-mail: contato@jornalnortesul.com